- O ChatGPT foi lançado pela primeira vez há dois anos.
- Desde então, sua base de usuários dobrou para 200 milhões de usuários semanais.
- Grandes empresas, empreendedores e usuários permanecem otimistas sobre seu poder transformador.
Faz dois anos que a OpenAI lançou seu chatbot principal, o ChatGPT.
E muita coisa mudou no mundo desde então.
Por um lado, o ChatGPT ajudou a impulsionar o investimento global em IA generativa.
O financiamento nesse espaço cresceu cinco vezes de 2022 para 2023, segundo a CB Insights. Os maiores beneficiários do boom da IA generativa foram as maiores empresas. As empresas de tecnologia no S&P 500 tiveram um ganho de 30% desde janeiro de 2022, em comparação com apenas 15% para empresas de pequena capitalização, informou a Bloomberg.
Da mesma forma, as empresas de consultoria esperam que a IA represente uma parte crescente de sua receita. O Boston Consulting Group gera um quinto de sua receita com IA, e muito desse trabalho envolve aconselhar clientes sobre IA generativa, disse um porta-voz ao Business Insider. Quase 40% do trabalho da McKinsey agora vem da IA, e uma parte significativa disso está migrando para a IA generativa, disse Ben Ellencweig, sócio sênior que lidera alianças, aquisições e parcerias globalmente para o braço de IA da McKinsey, QuantumBlack, ao BI.
As empresas menores foram forçadas a depender das maiores, seja construindo aplicativos em modelos de linguagem grandes existentes ou esperando o lançamento de sua próxima ferramenta de desenvolvimento principal.
Ainda assim, jovens desenvolvedores estão otimistas de que o ChatGPT nivelará o campo de jogo e acreditam que é apenas uma questão de tempo até que eles alcancem os jogadores maiores. “Você ainda tem suas grandes empresas de tecnologia por aí, mas elas são muito mais vulneráveis porque a vanguarda da IA foi basicamente democratizada”, disse Bryan Chiang, um recém-formado de Stanford que construiu o RizzGPT, ao Business Insider.
Então, claro, há o impacto do ChatGPT nos usuários comuns.
Em agosto, ele atingiu mais de 200 milhões de usuários ativos semanais, o dobro do número que tinha no outono anterior. Em outubro, ele lançou um novo recurso de busca que fornece “links para fontes relevantes na web” quando questionado, introduzindo uma ameaça séria à dominância do Google.
Em setembro, a OpenAI apresentou o o1, uma série de modelos de IA que, segundo ela, são “projetados para pensar mais antes de responderem”. Os usuários do ChatGPT Plus e do Team podem acessar os modelos no ChatGPT. Os usuários esperam que uma versão completa seja lançada ao público no próximo ano.
O Business Insider perguntou ao ChatGPT o que significa idade para ele.
“Idade, para mim, é um conceito interessante — é uma forma de medir a passagem do tempo, mas não define quem alguém é ou do que é capaz”, respondeu.