- Trump prometeu impor tarifas sobre o Canadá e o México em seu primeiro dia no cargo.
- O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, alertou que as tarifas prejudicarão os consumidores e as indústrias canadenses e americanas.
- Trudeau disse que ele e Trump “vão trabalhar juntos como fizemos anteriormente.”
O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau respondeu à promessa de segunda-feira do presidente eleito Donald Trump de impor tarifas ao Canadá e ao México no primeiro dia em exercício.
Trudeau, que é primeiro-ministro do Canadá desde 2015, disse a repórteres na Ilha Príncipe Eduardo, Canadá, que a ação esperada de Trump terá consequências não apenas para os canadenses, mas também para os consumidores americanos, de acordo com a Associated Press.
“Nossa responsabilidade é apontar que ele não estaria apenas prejudicando os canadenses, que trabalham tão bem com os Estados Unidos, mas na verdade estaria aumentando os preços para os cidadãos americanos e prejudicando a indústria e os negócios americanos”, disse Trudeau.
Após uma ligação telefônica no início da semana para discutir os planos, Trudeau também foi a West Palm Beach na sexta-feira para se encontrar com Trump, disseram fontes à Bloomberg.
Trump planeja impor tarifas de 25% sobre bens provenientes dos vizinhos do norte e do sul dos EUA. Ele disse que é uma resposta direta ao fluxo de imigrantes e narcóticos que entram ilegalmente no país vindo do Canadá e do México, disse ele.
O Canadá e os EUA trabalharam juntos durante a primeira presidência de Trump ao renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte. Trump ameaçou usar tarifas naquela época também. Sua ameaça de tarifas sobre as importações do México levou a uma expansão do programa de Protocolos de Proteção ao Migrante na fronteira entre os EUA e o México.
Trudeau observou que os dois foram capazes de chegar a um acordo no passado.
“Podemos trabalhar juntos como fizemos anteriormente”, disse Trudeau.
Embora o Canadá ainda não tenha imposto nenhuma tarifa própria, um funcionário sênior disse à AP que está estudando a introdução de tarifas retaliatórias sobre certos itens dos EUA.
“Vamos trabalhar juntos para atender a algumas das preocupações”, disse Trudeau. “Mas, em última análise, é por meio de muitas conversas construtivas e reais com o presidente Trump que terei, que nos manterá avançando no caminho certo para todos os canadenses.”
A presidente do México, Claudia Sheinbaum Pardo, já disse que seu país imporia tarifas aos EUA se Trump prosseguir com seu plano.
Sheinbaum disse durante uma entrevista coletiva esta semana que “uma tarifa será seguida por outra, e assim por diante, até que coloquemos empreendimentos conjuntos em risco.”
Como relatado anteriormente pelo Business Insider, o Canadá foi o principal destino de exportação para 32 estados em 2016. De acordo com o Conselho de Comércio da Região de Toronto, cerca de 77% das exportações do Canadá vão para os EUA.