sábado, dezembro 28, 2024

OpenAI Transforma-se em Empresa Lucrativa: O Que Isso Significa para o Futuro da Inteligência Artificial?

-

**OpenAI Anuncia Mudança Estrutural: Rumo a uma Corporação Sem Fins Lucrativos para o Bem Público**

Na última sexta-feira, OpenAI revelou suas intenções de transitar para um modelo de empresa com fins lucrativos. Em um comunicado, o conselho da organização informou que a estrutura atual será substituída, conferindo mais controle à sua divisão lucrativa.

Ao olhar para 2025, OpenAI planeja se transformar em uma Corporação de Benefício Público (PBC), uma categoria de empresa que opera com o propósito de gerar benefícios sociais. Nesta nova configuração, a PBC responsável por OpenAI “gerenciará e controlará as operações e os negócios da empresa”, enquanto a fundação sem fins lucrativos manterá uma participação no negócio, mas perderá seu papel de supervisão.

A fundação continuará a existir de forma independente, com uma equipe de liderança própria, dedicando-se a iniciativas filantrópicas nas áreas de saúde, educação e ciência. O conselho da OpenAI acredita que essa nova estrutura permitirá à empresa “capitar o investimento necessário” para avançar em direção à inteligência artificial geral, ao mesmo tempo em que cria “uma das fundações mais bem estruturadas da história”. Vale ressaltar que concorrentes como Anthropic e a xAI, de Elon Musk, já operam como PBCs.

Entre as mudanças, Sam Altman, co-fundador da OpenAI, receberia aproximadamente uma participação de 7% na empresa, embora ele tenha negado essa informação. O conselho destacou que os “centenas de bilhões de dólares” que grandes empresas estão investindo em desenvolvimento de IA evidenciam a magnitude do que será necessário para que a OpenAI continue sua missão. “Precisamos levantar mais capital do que imaginamos. Os investidores desejam nos apoiar, mas nesse nível de investimento, exigem uma estrutura de capital convencional e menos singularidade estrutural”, explicaram.

Como parte da nova estrutura proposta, a fundação sem fins lucrativos receberia ações na PBC “a um valor justo, determinado por consultores financeiros independentes”. A discussão sobre a manutenção do controle do conselho da fundação sem fins lucrativos ganhou destaque no ano passado, quando seus membros destituíram Altman, mas depois decidiram reintegrá-lo.

Entretanto, a transição de OpenAI para o modelo lucrativo poderá enfrentar desafios. Recentemente, Elon Musk protocolou um pedido para impedir a mudança, e Mark Zuckerberg, CEO da Meta, solicitou ao Procurador Geral da Califórnia, Rob Bonta, que bloqueasse essa transformação.

Essas movimentações destacam a complexidade da trajetória de OpenAI em um cenário de intensificação de investimentos e rivalidades no mundo da inteligência artificial. A conversa sobre responsabilidade social, controle e o futuro da tecnologia continua em aberto, e todos os olhos estarão voltados para como essa transição será realizada e suas implicações para o setor.

Geektech Tecnologia
Geektech Tecnologiahttp://www.geektech.com.br
O lugar onde a tecnologia é realmente levada a sério, novidades, curiosidade, dicas , noticias e fatos sobre o mundo tecnológico.

REDES SOCIAIS

632FãsCurtir
7,789SeguidoresSeguir
835SeguidoresSeguir
2,100InscritosInscrever

Histórias Relacionadas