- O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy concordou em aparecer no podcast de Lex Fridman.
- Fridman é um cientista da computação e acadêmico que atraiu convidados de alto perfil, incluindo Trump.
- Elon Musk divulgou o papel do X na organização do acordo.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy concordou no X em gravar um episódio do podcast de Lex Fridman na Ucrânia, para grande alegria de Elon Musk.
Fridman, que apresenta o popular “Lex Fridman Podcast”, disse no X no início desta semana que “adoraria fazer um podcast de 3 horas” com Zelenskyy, acrescentando que até viajaria para Kiev para fazê-lo.
Zelenskyy respondeu no sábado, escrevendo: “Concordo. Vejo você na Ucrânia.”
Um usuário do X rapidamente apontou o papel da plataforma na organização do acordo, dizendo: “O poder do X em plena exibição”, ao qual Musk respondeu: “Verdadeiro.”
“Onde mais você pode simplesmente fazer um pedido e um líder de um país responde diretamente a você?”, acrescentou o usuário.
Musk há muito tempo divulga sua plataforma de mídia social como um meio de contornar os meios de comunicação tradicionais e permitir que líderes mundiais e empresariais “falem diretamente ao povo”.
O presidente Joe Biden usou o X para anunciar sua retirada da corrida presidencial dos EUA em julho, enquanto o presidente eleito Donald Trump usou o site — juntamente com sua própria plataforma, Truth Social — para anunciar suas escolhas de gabinete antes de sua posse.
O próprio Zelenskyy é um grande usuário de mídia social, compartilhando atualizações sobre a guerra Rússia-Ucrânia e detalhes de reuniões com outros líderes mundiais no X e no Telegram.
Nos últimos anos, Fridman passou de um pesquisador acadêmico pouco conhecido para uma celebridade de mídia social, conquistando a audiência com algumas das figuras mais importantes do mundo, incluindo Trump, Musk e o fundador da Amazon, Jeff Bezos.
Sua oferta a Zelenskyy veio depois que o colega podcaster Joe Rogan, que gravou um episódio de três horas com Trump antes da eleição americana, disse que o presidente ucraniano também havia se oferecido para aparecer em seu programa.
“Zelenskyy tentou participar”, disse Rogan, acrescentando com certo ceticismo: “Eles tentaram colocar Zelenskyy, eu fiquei tipo, ‘Do que você está falando?'”
Rogan recentemente criticou Zelenskyy e Biden pela decisão deste último de permitir que a Ucrânia usasse armas de longo alcance fornecidas pelos EUA na Rússia, dizendo que estavam “prestes a iniciar a Terceira Guerra Mundial”.
Em uma entrevista à Sky News publicada na sexta-feira, Zelenskyy sugeriu que a “fase quente” da guerra Rússia-Ucrânia poderia terminar se as partes desocupadas da Ucrânia ficassem “sob o guarda-chuva da OTAN”.
“É isso que precisamos fazer rápido. E então a Ucrânia pode recuperar a outra parte de seu território diplomaticamente”, disse ele, enfatizando que a adesão à OTAN precisaria ser oferecida às fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia.
Zelenskyy já havia rejeitado a ideia de ceder terras para acabar com a guerra.